quinta-feira, 31 de maio de 2012

Homens de Preto 3 (Men in Black III)



Após tanto tempo os Homens de Preto estão de volta. E apesar de estarmos anos à frente de MIB – Homens de Preto (1997), os produtores apostam no passado para retomar a franquia. Apesar dos rumores para novas aventuras entre J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones), Homens de Preto 3 desponta como o fim de uma trilogia (forçada) para dar um final digno à história e esquecermos de vez que houve Homens de Preto 2 (2002).

Na trama, o vilão Boris (Jemaine Clement) volta no tempo para evitar ser preso pelo Agente K, aproveitando para mata-lo quando jovem. Percebendo a mudança no espaço-tempo, o agente J precisa encontrar uma maneira de voltar no tempo e salvar a vida do jovem K (Josh Brolin).

Ok, tramas que envolvem viagem no tempo podem ter vários furos. Mas neste caso, a trama envolve muito mais que viagem no tempo e explora um pouco sobre outras dimensões e possibilidades. A boa notícia é que este MIB volta à velha forma, piadas e ação alienígena no ritmo certo, nada é gratuito aqui. O problema são sempre alguns clichês, como logo no começo não suspeitar de uma visita ao vilão mais perigoso na prisão.


Will Smith repete os trejeitos de J e não vemos sequer uma maturidade no personagem (mais uma vez esquecendo qualquer evolução que teve no segundo filme), fica até mesmo estranho para quem acompanhou a história ver J agir como um moleque. Já Tommy Lee Jones demonstra sua idade, a expressão cansada e a maquiagem tentando esconder a velhice que já está grande, mas o ator se esforça para demonstrar presença firme na tela. Josh Brolin encarnou com sucesso como seria o agente K jovem, dizendo isso, um Tommy Lee Jones jovem. Brolin se preocupou até em recriar o tom de voz errático de Jones.

Os efeitos especiais também continuam os mesmos. Chegando até a vergonha alheia na cena do salto do tempo de Will Smith, claramente com uma computação gráfica ultrapassada nos moldes de Homem-Aranha 2 (2004) ou Matrix Reloaded (2003). Mas quando não se tenta ser mais do que é, em relação à maquiagem e efeitos mais sutis, Homens de Preto 3 consegue agradar aos olhos.

Homens de Preto 3 não dá um novo fôlego a série, mas fecha com diversão as aventuras de J e K. Dá para sentir saudades da série animada.

Nota: 7

Rafael Sanzio

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Especial Os Vingadores: Agente Coulson (The Avengers Special: Agent Coulson)



Com o atual status de 4ª maior bilheteria da história, Os Vingadores (2012) continua quebrando recordes pelo mundo. Esse sucesso pode ser atribuído a excelente campanha de marketing da Marvel, bem como seu cuidado em construir esse universo para o cinema. E nada mais justo do que falar de um personagem que transitou pelos filmes-solo dos membros da super-equipe: Agente Coulson.

Na sua primeira aparição, em Homem de Ferro 1 (2008), Agente Coulson (Clark Greg) parecia um burocrata sem importância do Governo, ao poucos mostrou ter conhecimento em armas e seriedade nas suas ações. Ao conseguir diminuir o nome da agência, os fãs de quadrinhos percebem a chegada da S.H.I.E.L.D. (para os fãs mais fervorosos já sabiam quando ele mencionou o nome completo da agência).

Com o sucesso do personagem, Agente Coulson volta a aparecer em Homem de Ferro 2 (2010), bem como outros agentes da S.H.I.E.L.D. Sem tanto destaque na trama, contudo, demonstra sua evolução para o próximo filme.

Em Thor (2011), Agente Coulson está chefiando as operações da S.H.I.E.L.D. no Novo México e encontram o martelo de Thor. É ele que representa a força da autoridade no filme. Em seguida, ainda no Novo México, a Marvel divulga um curta metragem estrelando o Agente Coulson.


Marvel One-Shot: The Consultant tenta amarrar a cena sem muita coerência que aparece ao final de O Incrível Hulk (2008). Nela, Agente Coulson revela que o governo está querendo colocar o Abominável dentro da Iniciativa “Vingadores”. Para evitar isso, eles mandam o consultor da Iniciativa, Tony Stark, a representação da arrogância, desorganização e anarquia que o General Ross terá que lidar caso aceite fazer parte do grupo. Com esse curta-metragem, Agente Coulson torna-se cada vez mais querido pelo público nerd.

Em Marvel One-Shot: A funny thing happened on the way to Thor’s Hammer, descobrimos as habilidades de combate de Agente Coulson. Mostrando que todos os agentes da S.H.I.E.L.D. são bem treinados.

Não vemos o agente em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), mas logo descobrimos que Phil Coulson é grande fã do Primeiro Vingador. O ator Clark Greg com seu humor contido conquistou diversos fãs e seu personagem possui um momento de destaque na trama de Os Vingadores.

Informações revelaram mais um Marvel On-Shot para o DVD/Bluray do filme dos heróis. Será que vem mais Coulson por aí? Espero que sim.

Obs: Os curtas do Agente Coulson podem ser facilmente encontrados no youtube.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Heroclix: Avengers Movie



Como todo filme desse porte (e com super-heróis) é de se esperar uma enchente de produtos derivados. Mochilas, canecas, fantasias, jogos de tabuleiro, vídeo games. Mas o Heroclix Avengers Movie merece ser citado e analisado.

Heroclix é um jogo de tabuleiro onde as peças que você controla são personagens conhecidos dos quadrinhos (e recentemente alguns dos games: Halo, Gears of War e Street Fighters). Para jogar, você precisa de dois dados de 6 lados, um mapa e peças de personagens. A base do personagem pode ser movida, como um disco, revelando valores diferentes a cada “clique”, dividindo-se em valores de velocidade, ataque, defesa e dano. Esses “cliques” acontecem durante a aplicação de dano no seu personagem ou ao se esforçar durante uma ação de jogo. Bem, nada como uma boa lida nas regras e algumas partidas para entender melhor o desenvolver do jogo (fora que não mencionei os poderes existentes em cada clique).

Heroclix Avengers Movie é uma ótima pedida para nerds, colecionadores de quadrinhos e jogadores mais Hardcore de jogos de tabuleiro. Esse set em particular, contém personagens provenientes dos filmes que deram origem ao filme Os Vingadores, dando ênfase aos personagens dos filmes Thor e Capitão América. O starter set contém os principais Vingadores, bem como pesos (objetos utilizados no jogo), manual de regras, dois mapas e dois dados (o pacote completo para você jogar).
Starter Set (Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro)

Heroclix pode ser encontrado em várias Comic Shops dos EUA. Aqui no Brasil há algumas lojas espalhadas pelos Estados que estão se empenhando para criar uma força para este hobby. Nessas lojas, você pode encontrar os mini-boosters dos Vingadores (uma peça), bem como boosters (5 peças) de outros heróis em quadrinhos. O jogo é totalmente em inglês, mas nada como uma motivação divertida como essa.

Nota: 8,5

Rafael Sanzio