segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (Breaking Dawn – Part 1)


Se você já chegou até aqui, quer dizer que você é fã ou gosta dos filmes ou é um pentelho que gosta de assistir para depois zoar com os fãs da série Crepúsculo. A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011) é a primeira parte do final da saga Crepúsculo nos cinemas. O desenvolver do filme foi feito pensando nas pessoas que gostam do mundo criado pela autora Stephenie Meyer, se você gosta dos monstros clássicos, é impossível você ter uma visão crítica imparcial do filme. Você irá achar defeito em tudo, vai ridicularizar tudo e seu senso crítico vai para o brejo. A mesma irracionalidade proveniente dos fãs quanto à análise do filme é igual à irracionalidade daqueles que odeiam o filme. Portanto, se você odeia o filme vá procurar outro entretenimento.

A história mostra o tão aguardado casamento de Bella Swan (Kristen Stewart) com Edward Cullen (Robert Pattinson) e todas as implicações que se devem ao fato. Na lua de mel, Bella e Edward ficam juntos antes de transformá-la em vampira, mas algo inacreditável acontece, Bella fica grávida. Agora se segue uma tortura para o casal, enquanto o bebê mata pouco a pouco sua mãe e a criação de tal criatura viola o pacto entre os Cullens e os lobos de Forks.

A adaptação do quarto livro da série foi bem sucedida. A sequencia longa dos preparativos do casamento e o próprio casamento deve-se ao fato de que o público que acompanha os filmes estava esperando por esse momento, então, nada mais justo do que mostrar as reações, sentimentos, de todos os personagens coadjuvantes em relação ao evento. Apesar de possuir lobos gigantes e vampiros, não podemos nos prender ou esperar ação. Afinal, é um filme de romance com tons sobrenaturais. Por isso, a construção do enredo envolve os sentimentos de amor de Bella e o real medo em perder contato com a família e o amor de Edward e o medo de selar o destino trágico da alma de sua amada.

É sempre esquisito ver nosso país retratado por um filme estrangeiro e com A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 não foi diferente. Fica difícil dizer se era necessário mostrar uma cena com samba e gente dançando, mas podemos dizer que essa cena teve necessidade para contrapor com o futuro de Bella: energia, calor e alegria mostrados na dança e ao se tornar uma vampira vai ser fria e não sentir esse calor no corpo.




Os efeitos especiais estão, mais uma vez, eficientes. Meu medo inicial com Crepúsculo foi imaginar que os lobos gigantes seriam apenas lobos de verdade, mas fico alegre em saber que os produtores ganharam dinheiro suficiente para investir nos efeitos especiais. A luta dos lobos contra os vampiros é um pouco desorganizada, de difícil leitura do que está acontecendo. Mas a melhor cena envolvendo efeitos especiais e direção vai para a reunião dos lobos. A forma como é mostrada a ligação de Jacob com os integrantes da matilha, várias vozes em um mesmo lugar, além da transformação dessas vozes para algo animalesco. A disputa entre Jacob e Sam empolga qualquer um, apesar dos fãs de ação com certeza irão se decepcionar com o resultado final do embate.

A interpretação por parte dos atores de Crepúsculo mantém o ritmo da Saga. Com a diferença de Kristen Stewart, que deixa a adolescente Bella para moldar uma versão mais madura da personagem. Destaque também para Billy Burke (Charlie Swan), seu jeito de pai preocupado, mas sem querer demonstrar sentimentos diverte qualquer um. Única atuação que dá agonia em testemunhar é a da “atriz” Julia Jones (Leah Clearwater), difícil assistir a falta de expressão e emoção.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 demonstra todo o potencial de romance da série em sua conclusão, mostra o imprinting de Jacob de forma poética e o amor chegando à morte entre Edward e Bella. A segunda parte de Amanhecer promete mais ação e tensão para o confronto entre Volturis e Cullens. Enquanto isso fica a dica: quer uma maquiagem perfeita e permanente? Vire uma vampira.

Nota: 7,5

Rafael Sanzio

7 comentários:

Thaisa Carvalho disse...

#superconcordocomtudo

Camila Santos S Brasil disse...

Sanzyo.. seu olhar crítico é muito generoso sobre o filme! Eu esperava mais! muuuuuuuuuuuuuuuuuuito maisssssssssssss

Beatriz disse...

Eu achei perfeito.

Beatriz disse...

Eu achei e tenho certesa perfeito

Beatriz disse...

EU acho e tenho certeza que esta perfeito.

Anônimo disse...

é lindo amai

Beatriz disse...

ameiiiiivoisoto