terça-feira, 10 de novembro de 2009

Animação em Dose Dupla

Tive a oportunidade de conferir duas animações: Tá Chovendo Hamburguer (2009) dos diretores Chris Miller e Phil Lord e Os Fantasmas de Scrooge (2009) de Robert Zemeckis. O interessante desta oportunidade foi de analisar a diferença da forma dos filmes e da semelhança que existe entre eles.

De um lado um filme despretensioso e simples, que mostra sua falta de pretensão nos traços de seus personagens e na preocupação de fazer rir com boas gags e tiradas cômicas. Já o novo filme de animação de Robert Zemeckis prima pela perfeição dos traços dos personagens, dando-lhes uma verossimilhança com a textura humana cada vez mais real.


A semelhança entre essas duas animações é o fato de disporem da versão em 3D e que já está virando uma regra para as animações futuras, o que deixa para trás os cinemas que não possuem suporte para esse tipo de sala. Os diretores já montam longas seqüências que fazem o público de animação 3D saltar da poltrona, enquanto que para os demais usuários normais torna-se enfadonha por não estarem sentindo a mesma emoção que teriam em 3D.


Se é por esse caminho que segue o futuro das animações, é necessário maior empenho dos cinemas para garantir ao menos uma sala que suporte a tecnologia 3D para o bem dos cinéfilos que querem sentir toda emoção que o diretor propôs ao criar seu filme.



Rafael Sanzio

Nenhum comentário: