sábado, 21 de março de 2009

[REC]


Eu gosto de filmes com mortos-vivos. A adrenalina, os poucos segundos que o personagem tem para agir ou pensar. É bem verdade que muitos filmes desse gênero possuem uma mesma estrutura, como sempre ter o personagem arrogante ou aquele que sempre deixa todos na mão. Mas se você quer um bom filme de horror, para aumentar sua pressão em alguns momentos, um filme com os mortos-vivos (ou seres da mesma linha, como em Extermínio) sempre é uma boa pedida. E em se tratando de [REC] (2007), esse gênero vem com uma direção já utilizada por George A. Romero, mas que ainda assim, difere dos demais.


A repórter Ángela Vidal (Manuela Velasco) e seu câmera estão produzindo um programa que dessa vez irá acompanhar a rotina noturna do Corpo de Bombeiros. Atendendo um caso aparentemente normal, de uma senhora presa dentro do apartamento, a equipe de tv, os bombeiros e todos os moradores logo se vêem em uma situação extremamente perigosa.


O estilo de direção é a mesma utilizada em A Bruxa de Blair (1999), Cloverfield –Monstro (2008) e Diário dos Mortos (2008). Contudo, os dois primeiros não apresentavam uma explicação plausível para os câmeras continuarem filmando toda a tragédia. Diferente de [REC], que há sim motivos reais. Além do mais, para um gênero que exige reações rápidas, a utilização desse modo de filmar proporciona muito mais sustos do que uma direção mais livre.


Quando o filme realmente começa com o seu conflito, a angústia e ansiedade são intensas, apesar de ocorrer certos exageros por parte da interpretação de , Manuela Velasco. O filme é rápido, 75 minutos, mas para a proposta é ideal, sem qualquer tipo de exagero para encher lingüiça.



Único problema de [REC] são os “eternos” clichês de filmes de horror. Por que os personagens insistem em olhar para trás ou ficarem distraídos conversando enquanto uma ameaça em potencial está a poucos centímetros de você? Ou por que conversar ao lado de janelas ou portas de vidro numa situação dessas? São esses clichês que acontecem que poderiam ser evitados com um pouco mais de criatividade.


O desfecho do filme é mais do que satisfatório. [REC] é um ótimo trabalho dos diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza. Não é a toa que Hollywood fez em pouco tempo um remake dessa obra para repartir os lucros desse filme singular entre os seus.


Nota: 8



Rafael Sanzio

Nenhum comentário: