Vocês já devem ter percebido a nova onda dos filmes hollywoodianos. Voltar com os filmes famosos dos anos 80. Já fizeram Duro de Matar 4, Rocky, Rambo 4, Indiana Jones, pretendem voltar com Um Tira da Pesada e Máquina Mortífera. Os Goonies também terão uma seqüência. Mas porque essa moda pegou?
Será que os filmes de hoje já não estão dando conta do recado? Ou é só a nostalgia que bateu forte e com o relativo sucesso desse tipo de seqüência o resto das franquias tiveram sinal verde dos produtores?
São muitas teorias. A minha vai muito de um cara que pensou “O que aconteceria com o personagem herói dos anos 80 tivesse que enfrentar novos problemas nesse novo mundo de agora”. Atualmente a moda de filmes são os dos super-heróis, então alguém deve ter pensado em como seria os antigos heróis vivendo com essa nova geração. Eles dariam conta do recado? Até mesmo Indiana Jones que se passa na década de 50 possui essa mesma premissa do herói velho enfrentando a nova geração (nesse caso tecnicamente também, com efeitos especiais que não tinham na época dos três primeiros longas).
Agora fica aqui essa nova questão para vocês, já que gostam de polêmicas, a volta dos filmes dos anos 80 não passa de caça-níqueis ou eles são um grito de revolta contra a nova geração cheia de efeitos especiais sem um herói realmente marcante como eles foram? Essas seqüências dos clássicos para o mundo atual possuem alguma qualidade ou se sustentam apenas pelo poder nostálgico como Indiana Jones?
Está aberta a nova discussão!
Rafael Sanzio
Será que os filmes de hoje já não estão dando conta do recado? Ou é só a nostalgia que bateu forte e com o relativo sucesso desse tipo de seqüência o resto das franquias tiveram sinal verde dos produtores?
São muitas teorias. A minha vai muito de um cara que pensou “O que aconteceria com o personagem herói dos anos 80 tivesse que enfrentar novos problemas nesse novo mundo de agora”. Atualmente a moda de filmes são os dos super-heróis, então alguém deve ter pensado em como seria os antigos heróis vivendo com essa nova geração. Eles dariam conta do recado? Até mesmo Indiana Jones que se passa na década de 50 possui essa mesma premissa do herói velho enfrentando a nova geração (nesse caso tecnicamente também, com efeitos especiais que não tinham na época dos três primeiros longas).
Agora fica aqui essa nova questão para vocês, já que gostam de polêmicas, a volta dos filmes dos anos 80 não passa de caça-níqueis ou eles são um grito de revolta contra a nova geração cheia de efeitos especiais sem um herói realmente marcante como eles foram? Essas seqüências dos clássicos para o mundo atual possuem alguma qualidade ou se sustentam apenas pelo poder nostálgico como Indiana Jones?
Está aberta a nova discussão!
Rafael Sanzio
3 comentários:
lol cara, eu vejo mais como um caça niquel, é puro marketing, tanto que a grande maioria não mantem o mesmo impacto original. As empresas se aproveitam de fans antigos pra ganhar mais dinheiro.
Nesses casos eu prefiro quando são feitos remaikes fieis, odeio continuações! quase sempre estragam boas trilogias
não vejo que hj não haja clássicos! há sim, exemplo? Matrix, Mib, Blade,Senhor dos Aneis, A Múmia são clássicos contemporaneos(certo que o livro é velho, mas a LoRMania é recente),bruxa de blair, o chamado.
herois do passado vivendo a realidade contemporanea? impossivel, somente com uma nostalgia extrema como rocky, indiana jones e rambo
De todos acho que o que marcou mais presença foi Matrix, pois troxe uma temática realmente contemporânea e um heroi marcante.
A questão do heroi atualmente é algo um pouco complicado. A existência de um heroi esta conectada a existência de um vilão, o que cria um ambiente bipolar de (bem contra o mal) o problema surge quando percebemos que vivemos em um mundo globalizado multipolar, ou seja não há um esteriótipo de heroi como nos anos da guerra fria.
Vejo que estamos passando por um momento semelhante ao do surgimento do Mordernismo em 1920, ou seja um momento de rompimento artistico que demonstra a necessidade de se criar um novo estereótipo de "heroi" e de arte (sobretudo as artes contemporaneas : FILME e QUADRINHO), um heroi que consiga viver com a idéia de multilateralismo e que quebre com o classico "bem x mal". Se a 20 anos atrás o tema do mundo era a guerra fria hoje é a globalização.
Sobre isso elogio o Hancock que se apresentou como uma excelente idéia porém muito mal desenvolvida e dirigida.
Também cito SinCity que realmente trouxa herois contemporaneos de verdade!
E,sobretudo elogio os quadrinho japoneses que apesar de cafonas alguns conseguem retratar a realidade atual, pelo menos fogem do já tão abusado americanalismo, com herois das cores dos estados unidos e um bando de vilão russo, islamico ou de alienigenas destruindo a casa branca. Né atoa que os herois dos mangás andam fazendo muito mais sucesso que os herois americanos, eles são mais pop.
para completar sugiro um anime chamado Claymore. A idéia não é inovadora, mas a forma como foi retratada foi bem interessante (excluido os exageros e os cliches). Basicamente é um personagem fraco e patético que vira o heroi(típico dos mangás). o Pontos interessantes estão em: Apesar do heroi ser uma mulher não há apelo sexual; A uma gota de homossexualismo lésbico; O personagem não é um nerd patético é uma personagem obscura e traumatizada; a heroina é uma psicopata traumatizada com uma história sanguinária; é possivel haver varias interpretações sobre temas atuais; o Vilão não é vilão, ele apenas come seres humanos, mas ele não é mal, é a natureza
Claymore... eu tenho Rafa se desejar depois para ver é so me dizer, ok? Muito Bom mesmo.
Bem, com relação ao assunto abordado, eu acredito que seja uma fração de tudo isto q vc hipotetizou (essa palavra existe? ^_^) somado a falta de imaginação, tudo tem um limite, né? Depois de tanta coisa criada, é normal ter q apelar para o q já existe a fim de encontrar alguma inspiração...
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