quinta-feira, 10 de setembro de 2009

UP - Altas Aventuras


Quando atingimos a velhice é comum optar por uma vida de sossego para recompensar o tempo de trabalho que realizou até ali. Contudo, há aqueles que se referem ao idoso como uma pessoa que já não pode mais ser útil, realizar grandes feitos, que deveria ser colocado de lado (em um asilo) para não atrapalhar o avanço da modernidade. Apesar de ser uma ficção e cheia de fantasia, UP – Altas Aventuras (2009) retoma essa questão. O uso da força de vontade para superar as dificuldades e seguir com seus sonhos, seja você um idoso ou uma criança, ainda será capaz de grandes feitos e de participar de grandes aventuras.


A animação acompanha a vida de Carl Fredricksen (voz de Chico Anysio), um velho vendedor de balões que se tornou amargo após a perda da companheira. Apegando-se obsessivamente à casa onde moravam, Carl atrapalha os planos de uma grande construtora de mordenizar o quarteirão. Após um incidente envolvendo uma caixa de correio e uma bengala, o velhinho é sentenciado a viver no asilo. Preocupado em perder a casa, ele enche vários balões e leva-a as alturas indo de encontro ao sonho da sua mulher.


A Pixar sempre surpreende com seus filmes de uma delicadeza ímpar. O que mais pode chamar a atenção é a sequência onde em dez minutos vemos toda uma vida passar em nossos olhos. Mas não de uma forma leviana, mas com momentos de drama e ternura entre o casal. É uma forma de entendermos protagonista e sua situação atual. A construção dos demais personagens é satisfatória, até mesmo o vilão que pode ser apenas taxado como louco tem sua profundidade, ao analisarmos como ele foi incompreendido e injustiçado pelos cientistas.



A voz de Chico Anysio não incomoda, é absorvida com facilidade pelo personagem e se torna natural em poucos minutos. É muito interessante a forma de tradução da voz do cachorro Dug, o diálogo desse personagem retrata com maestria o que realmente o amigo do homem diria em diversas situações, como por exemplo: “Eu estava escondido debaixo da varanda porque eu te amo”. Mas o personagem que divide os holofotes com o senhor Fredricksen é o escoteiro mirim Russel, sua ingenuidade e criancice arranca risadas do público.


UP – Altas Aventuras tem o selo de qualidade da Pixar, um trabalho bem feito e divertido. Não chega a ameaçar WALL-E no posto de melhor animação, mas há definitivamente momentos marcantes de drama e profundidade. Mais um acerto da Pixar e para quem gosta do gênero é obrigatório a ida ao cinema.


Nota: 9,5

Rafael Sanzio

5 comentários:

rodrigojax disse...

Eu sou um fã incondicional da Pixar... gosto tanto que no momento em que eu sento na sala de cinema e aparece o logotipo com a luminária pulando eu já me emociono pq sei que em seguida eu vou ser presenteado com algo gênial.

Mas meu amor pela Pixar não é cego... em todas as vezes sempre fui correspondido com um misto perfeito de simplicidade e criatividade.

Até mesmo os curtas da Pixar tem muito mais conteúdo do que muito filme de 3 hs.

Não falo só da qualidade técnica pois, em se tratando de Hollywood, vários estúdios tem capacidade de criar animações tão perfeitas quanto ou até melhores... o diferencial é a maneira de contar a história q é incomparável.

É um bom exemplo para os outros ramos do cinema entenderem que uma boa história não está numa produção milionária e sim no conteúdo e na forma como esse conteúdo é levado ao público. Porque hoje em dia, cada vez mais, os filmes parecem que já começam do meio pro fim, ninguém tem mais paciência de criar um ambiente sólido para justificar os personagens.

Minha única crítica fica, não com o filme, e sim com o cinema em si que, mais uma vez, só reservou a versão dublada por conta da ridícula presunção de que animação é coisa pra criança... e nem toda criança, são pra aquelas q nem legenda conseguem ler ... lamentável. Adoraria ter tido a oportunidade de ouvir o som original, mas paciência... novamente esperarei o DVD.

Krystine Carneiro disse...

fiquei com vontade de ver :D

Luciano Cavalcante disse...

Muito bom o filme! Indico geral para quem quiser assitir! é uma boa!
Pode até ser Piratex...

Thaisa Carvalho disse...

pra mim o melhor filme da Pixar ate hoje! e eu amo a pixar de verdade!

AMEI up!

a sensibilidade de algumas cenas é indescritivel e a sequencia do começo em que n ve ouve uma palavra, diz mais do que qualquer cena e conta a historia perfeitamente em todos os seus detalhes!

realmente n eh so uma historinha de crianças e é isso que eu gosto mais nos filmes pixar, mas esse - que eu neeem tava dando tanta importancia - me surpreendeu e foi uma otima surpresa. quase tive vontade de chorar no alto da minha insensibilidade! hahahaha


indico a todos!

Unknown disse...

Rafinha!!! FAzia uma bom tempo q vc ñ dava uma nota acima de 8,0 para os filmes e agora eu ja vi uma sequencia de dius 10,0 e dois 9,5... ou seja.... estamos com uma boa leva de filmes nos cinemas, né? Estou louco para ver a sua crítica (q eu respeito muito e levo sempre em consideração antes de escolher um filme) quanto ao filme 2012... ^_^

Abração Rafa!!!