sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Ilha dos Mortos (Survival of the Dead)



Eu era fã de George A. Romero, mais conhecido como o mestre dos filmes de mortos-vivos, desde minha infância eu possuía um medo dos filmes com os famigerados zumbis. O que hoje tornou-se um apreço em assistir filmes desse tipo, mesmo com situações similares, com os personagens tentando sobreviver a calamidade apocalíptica. Mas parece que George perdeu o jeito e nos concedeu não um filme de terror, mas uma comédia de terror.

Na trama duas famílias rivais disputam o poder na Ilha Plum, de um lado os O’Flynn que acreditam que um zumbi bom é um zumbi morto, enquanto que os Muldoon optam por querer reeducar os mortos-vivos para mantê-los “vivos” até que surja uma cura. No embate, Patrick O’Flynn (Kenneth  Welsh) é  expulso da ilha e tenta sobreviver fora dela, até que surge a oportunidade de voltar com o encontro com mercenários dispostos a expulsar os Muldoon da ilha.

A interessante premissa dava indícios que poderiam surgir uma boa história, com esse conflito novo de querer manter os entes queridos e outros querendo estourar os seus miolos. Mas o problema do filme é a falta de seriedade que ele se trata, jogando no lixo qualquer pretensão de susto, terror ou crítica social. 


Romero investe nos efeitos especiais que realmente são trash nesse filme, utilizando-os para mostrar “novas maneiras de se matar um zumbi”, mas visualmente ficaram de má qualidade. A trilha sonora é infantil e não induz em nenhum momento ao medo ou a tensão, apenas a comédia. Que nem isso é engraçado.

Infelizmente George A. Romero tentou ser engraçado, rendeu-se aos efeitos especiais digitais ruins e pensou estar competindo com filmes como Zumbilândia (2009). Se o diretor clássico de zumbis não voltar para suas origens, ou ao menos manter-se fiel a concepção dramática de Terra dos Mortos (2005) e Diário dos Mortos (2007), a Era Romero terá um fim. E um viva para The Walking Dead na Fox!



Rafael Sanzio


Nota: 3

5 comentários:

Art disse...

Eu não era, eu sou fã de Romero, Vi o filme e acho que ele está como sempre: transcendendo e revolucionando o tema "zumbi" com seus roteiros geniais e com uma direção firme e funcional. Quanto ao humor, na minha opinião é presente em outros filmes como o próprio "Diário dos Mortos" ou ainda o "Despertar dos mortos"... Ah qual é, veja de novo, eu não posso acreditar que um fã de Romero não tenha gostado deste filme, um fã de zumbilândia tudo bem, mas não um fã de Romero. E viva o Walking Dead na fox!

Rafael Sanzio disse...

Eu ainda acho que Romero exagerou na comédia. Acredito que o próximo filme vai desmonstrar se ele ficou senil ou não.

O próximo post explica bem nossas diferenças de opinião. Vou sim, assistir novamente. Mas você deveria fazer o mesmo. Com o olhar mais crítico. Ser fã tem essa desvantagem. Dizer que romero transcendeu e revolucionou com esse filme....

Vamos assistir mais uma vez e depois veremos se mudamos de opinião.

Anônimo disse...

Gente, nem vale a pena escrever sobre esse filme é uma porcaria e pronto. E viva a HQ The Walking Dead 10 vezes melhor que a serie da fox.

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas discordo bastante quando tratam esse filme como o "pior" filme de Romero.
Survival... é um filme ótimo, com todas as caracteristicas romerianas de um filme de zumbis, uma critica social arraigada a um conflito de sobrevivência, e sangue, muito sangue.
O filme é atrativo sim, lambra muito os outros da saga, com um cenário diferenciado, mas o ostracismo dos zumbis pode ter consumido um pouco a "novidade" ofuscada pelo boom de novos filmes no cinema.
Ao compararmos este filme com outros de Romero, podemos negativa-lo sim como mais fraco que os qutro primeiros filmes ...of the dead, mas este tem traços semelhantes a Terra dos mortos, e, apesar de desgastado como falei anteriormente, não deixa de ser um bom filme, no mínimo diferente.
Será que ninguém percebeu que os zumbis em segundo plano foi uma estratégia do diretor para focar sua trama apenas no mundo dos vivos e suas intrigas?
Se é pre taxar um filme de Romero como ruim taxem o Diary of the dead, e nãoi este que é um novo (e bom)filme do mestra dos zumbis.

Leonardo Cardoso Barreto disse...

Cara os Zumbis desse filme são muito mau maquiados cara tem algumas partes que eles mau maqueiam o cara que esta de zumbi