quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (Seeking a Friend for the End of the World)



Não. Nada de explosões, testosterona e corrida contra o tempo para salvar o planeta Terra. O filme Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012) dirigido e escrito por Lorene Scafaria tenta salvar os seus próprios personagens de uma vida sem significados e de constantes erros. O que temos aqui é um filme de Estrada (protagonistas que viagem em busca de algo ou de si mesmos) dramático maquiado de um filme de comédia.

A história acompanha Dodge (Steve Carell) um corretor de seguros que é abandonado pela esposa quando a notícia que o mundo irá acabar é confirmada. Em meio às esquisitices que acontecem com esse fato mortal, ele conhece Penny (Keira Knightley), uma garota espontânea e otimista que fará com que os dois saiam em busca de seus objetivos.

Estamos acostumados com tantos filmes apocalípticos que é estranho não ver um mundo mais caótico e destrutivo mediante a ameaça do fim do mundo. Se for por culpa do orçamento ou realmente era a intenção da diretora, sabemos que o importante aqui é a jornada dos protagonistas e a destruição iminente das suas almas, não do mundo. A jornada de redenção é bonita e o clima dramático, até mesmo melancólico, lhe acompanha durante a película (mesmo nos momentos de comédia). O personagem de Steve Carell merece uma análise, o nome Dodge significa em inglês algo como “esquivar” o que é demonstrado no enredo a capacidade de Dodge esquivar dos problemas, não encará-los ou encará-los com antipatia. E o emprego que escolheu, corretor de seguros, consolida a característica de Dodge, um personagem que busca a saída segura, a rotina e as certezas da vida, o que causa choque ao descobrir que não tem certeza do que fazer no fim de tudo.


A atuação de Steve Carell está a mesma dos seus filmes mais dramáticos, onde ele permite que sua falta de emoção e expressões deem o tom da cena. A comédia não vem de suas caras e bocas, mas de sua incredulidade aos eventos absurdos que acontecem ao seu redor. Keira Knightley não traz nada de novo ou especial, sua beleza serve para encantamento e só. Os personagens coadjuvantes rendem cenas bem humoradas em todos os momentos, mantendo o ritmo da jornada sempre fresca.

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo é um filme um pouco melancólico, principalmente para aqueles que possuem assuntos pendentes para resolver, seu final corajoso deixa-nos com a reflexão interessante sobre com quem queremos estar ao nosso lado em nossos momentos finais. A história escrita por Lorene Scafaria atinge nosso íntimo, sem precisar de grandes impactos com efeitos especiais para isso.

Nota: 9

Rafael Sanzio

Nenhum comentário: