segunda-feira, 30 de julho de 2012

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Batman – The Dark Knight Rises) – Recomendo!!!



O fim de uma trilogia. Os fãs esperaram ávidos pela conclusão do mundo de Christopher Nolan. A despeito das próprias declarações do diretor, o terceiro filme do Batman encerra o mundo do herói nas telas do cinema. Podem dizer que há abertura para mais filmes naquele universo, mas mexer em algo que fecha um ciclo perfeito é destruir uma obra delicada e única. Mas essa obra, apesar do fanatismo cinéfilo de alguns, não escapa de alguns erros.

Na trama, oito anos se passaram desde que o Batman (Christian Bale) optou por virar o pária da sociedade para assumir a culpa pelos crimes de Harvey Dent (Aaron Eckhart). Bruce Wayne virou um bilionário recluso e a cidade encontrou a paz durante esse tempo. Contudo, uma força emerge do submundo para destruir os alicerces de Gotham City e é necessária a volta do homem morcego. Mas ele ainda estaria em forma para salvar a cidade?

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) pode ser apreciado sem ter assistido aos dois primeiros, mas a experiência fica muito melhor com o conhecimento prévio da franquia. Há uma lacuna deixada pelo Coringa (Heath Ledger), que se não fosse a morte do ator, poderia ser aproveitado e não daria o ar de esquecimento nesse desfecho.

O roteiro alterna-se entre o Batman, Bane (Tom Hardy) e as investigações do policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt). O caminho seguido pelo protagonista é interessante, do fundo do poço à volta e depois a verdadeira queda. Este filme, diferente do segundo, é do Batman. Toda força, emoção e angústia do herói são exploradas neste último filme. O problema no roteiro está na forçada de barra para criar momentos dramáticos e praticamente estes momentos são criados pela força policial. Sério? Quer mesmo colocar toda força policial vulnerável? Sério? Todo mundo usando armas e resolvem partir para o mano-a-mano?

Há uma nova coreografia das lutas para o embate contra Bane, mas se você já assistiu aos dois primeiros vai ver mais do mesmo em relação ao combate corpo-a-corpo e sim, não importa que bandido seja, ele sempre tentará esticar completamente o braço quando tentar atirar no Batman. As perseguições de carro estão excelentes, com o acréscimo agora do Morcego, nave militar do herói.



Uma ótima adição ao elenco foi atriz Anne Hathaway interpretando a mulher gato. Sua personagem é forte, egoísta e determinada. Rouba todas as cenas que aparece. Já Bane, demonstra ser um vilão à altura para enfrentar o Batman, contudo, não tem o carisma do famoso Coringa, talvez apenas no final, ao nos depararmos com sua história.

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um ótimo desfecho para a trilogia, não é uma obra-prima como alguns tentam alardear, mas conduz o espectador a uma viagem (última viagem) ao mundo de Christopher Nolan e com um final realmente empolgante e emocionante!

Nota: 9

Rafael Sanzio

Nenhum comentário: