quinta-feira, 31 de maio de 2012

Homens de Preto 3 (Men in Black III)



Após tanto tempo os Homens de Preto estão de volta. E apesar de estarmos anos à frente de MIB – Homens de Preto (1997), os produtores apostam no passado para retomar a franquia. Apesar dos rumores para novas aventuras entre J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones), Homens de Preto 3 desponta como o fim de uma trilogia (forçada) para dar um final digno à história e esquecermos de vez que houve Homens de Preto 2 (2002).

Na trama, o vilão Boris (Jemaine Clement) volta no tempo para evitar ser preso pelo Agente K, aproveitando para mata-lo quando jovem. Percebendo a mudança no espaço-tempo, o agente J precisa encontrar uma maneira de voltar no tempo e salvar a vida do jovem K (Josh Brolin).

Ok, tramas que envolvem viagem no tempo podem ter vários furos. Mas neste caso, a trama envolve muito mais que viagem no tempo e explora um pouco sobre outras dimensões e possibilidades. A boa notícia é que este MIB volta à velha forma, piadas e ação alienígena no ritmo certo, nada é gratuito aqui. O problema são sempre alguns clichês, como logo no começo não suspeitar de uma visita ao vilão mais perigoso na prisão.


Will Smith repete os trejeitos de J e não vemos sequer uma maturidade no personagem (mais uma vez esquecendo qualquer evolução que teve no segundo filme), fica até mesmo estranho para quem acompanhou a história ver J agir como um moleque. Já Tommy Lee Jones demonstra sua idade, a expressão cansada e a maquiagem tentando esconder a velhice que já está grande, mas o ator se esforça para demonstrar presença firme na tela. Josh Brolin encarnou com sucesso como seria o agente K jovem, dizendo isso, um Tommy Lee Jones jovem. Brolin se preocupou até em recriar o tom de voz errático de Jones.

Os efeitos especiais também continuam os mesmos. Chegando até a vergonha alheia na cena do salto do tempo de Will Smith, claramente com uma computação gráfica ultrapassada nos moldes de Homem-Aranha 2 (2004) ou Matrix Reloaded (2003). Mas quando não se tenta ser mais do que é, em relação à maquiagem e efeitos mais sutis, Homens de Preto 3 consegue agradar aos olhos.

Homens de Preto 3 não dá um novo fôlego a série, mas fecha com diversão as aventuras de J e K. Dá para sentir saudades da série animada.

Nota: 7

Rafael Sanzio

Nenhum comentário: