segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Caçada




(Antes de começar a crítica, deixem-me falar sobre em que circunstancias assiste à esse filme. Lembram que eu disse aqui que o humor era importante no dia que assistir um filme? Pois então. Vou logo dizendo que por motivos que não vem ao caso não pude assistir ao filme no meu cinema predileto, fui assistir em um cinema no shopping no centro da cidade. Tudo bem. Logo vi que a salinha era pequena. Tudo bem. Mas aí entrou aquele grupo de adolescentes que duvido muito vão para essas sessões para apreciar o filme. E logo previ como seria a sessão quando nos primeiros minutos de filme um deles falou: “O quê?! Legendado?! Que filme bosta!”. Isso mesmo pessoal, o resto da sessão foi cheio de piadinhas e risadinhas idiotas. Mas eu consegui me concentrar apenas no filme o problema é que os “ruídos” não eram apenas externos, mas na própria técnica do cinema. De vez em quando o filme desfocava e focava (e sei que era erro por causa da legenda que também ficava desfocada), além de que a imagem da tela não era das melhores. E por fim, no final do filme que ainda não era final, pois apresentava textos interessantes, ascenderam as luzes e a maioria das pessoas começou a se levantar ficando na frente. Ah! As fileiras de cadeira eram todas juntas, portanto era um bater de joelhos infernal. Apesar disso tudo, acho que não fui influenciado na hora de julgar o filme, mas devo admitir que não pude contemplá-lo 100%).

“Apenas as partes mais ridículas dessa história são verdadeiras”. Inovando com essa frase de efeito, ao invés do tradicional “Baseado em fatos reais”, A Caçada (The Hunting Party, 2007) mostra para que veio, apresentando um humor ácido e cativante.

Somos apresentados a Duck (Terrence Howard) um câmera man que trabalhou durante anos com o famoso repórter Simon Hunt (Richard Gere), juntos cobriram várias conflitos de guerra. Só que um dia, Simon teve uma crise nervosa ao vivo e por falar algumas verdades indevidas foi demitido. Desapareceu e só depois se reencontra com Duck na Bósnia, o velho amigo repórter volta com um suposto furo de reportagem envolvendo a localização de um famoso criminoso responsável por várias mortes e torturas de mulçumanos na região.



Antes eu não gostava muito de Terrence Howard, contudo cada vez mais esse ator ganha minha simpatia. Seu trabalho está melhorando a cada filme e seu carisma como co-protagonista está crescendo. Não duvido que ele possa ser o próximo Denzel Washington. Quanto a Richard Gere sua atuação me lembrou um pouco seu personagem em O Vigarista do Ano (2006), mas só lembrou, ele não está tão canastrão.

Sobre o filme, o humor atrelado com o teor de investigação deixa o longa divertido e dinâmico. Perde-se o ritmo apenas quando o diretor Richard Shepard (O Matador) tenta pôr algum drama na história, acrescentando muitos flashbacks desnecessários e discursos politicamente corretos que parecem forçados. Mas o roteiro nos entrega conflitos internos no grupo formados pelo inexperiente jovem que entra na jogada para provar seu valor, a responsabilidade de Duck e o tratamento quase obsessivo de Simon sobre o sua grande reportagem, que está muito mais além que uma simples entrevista exclusiva com o criminoso.

A Caçada seria um excelente filme se mantivesse apenas seu foco na caçada em si e no humor negro que ela produz. Incluindo também mais das críticas mordazes às instituições que dizem caçar criminosos nas regiões de guerras. Mas o sentimentalismo acaba com o clima as vezes.

(Voltar ao cinema do centro só em último caso!)

Nota: 7,5


Rafael Sanzio

Nenhum comentário: