quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mamma Mia!



Eu tenho um fraco por musicais. Desde Moulin Rouge (2001) à Sweeney Todd (2007), porém dispenso o já “cult” Across The Universe (2007), porque para um filme musical ele perde muitas vezes o ritmo com seqüências monótonas e psicodélicas demais, apesar de ter uma justificativa para elas por causa da época que se passa o filme, mas não preciso gostar só porque tem uma justificativa, não é?

Um musical deve escolher muito bem suas músicas e aonde empregá-las. No caso de Mamma Mia! (2008) a segunda música causa certa estranheza, mas depois você se acostuma ao clima que o filme dá para si próprio. Tudo é pura diversão. Este musical tenta um tom mais realista, mas é um consenso geral que ninguém durante o dia-à-dia subitamente começa a cantar para expor o que está sentindo, não é mesmo?

O filme é baseado na peça teatral de mesmo nome que estreou em abril de 1999 em Londres, a própria diretora (Phyllida Lloyd) do musical da Broadway de Mamma Mia! dirige o filme. Na história, Sophia é filha de Donna (Merryl Streep), a garota vai se casar, mas ainda não conhece seu pai. Quando encontra o diário da mãe, descobre três possíveis pretendentes para esse título. O que ela faz? Convida os três ex-namorados da mãe para o casamento a fim de descobrir quem é seu verdadeiro pai.


O roteiro é bastante previsível, mas o que realmente importa ali são as músicas, se são divertidas ou não. Eu me diverti com o acervo de várias músicas dos anos 70, clássicos do grupo ABBA, além das interpretações engraçadas das amigas de Donna. Única ressalva é ter que agüentar Pierce Brosnan cantando.

Apesar do roteiro fraco, vale analisá-lo um pouco. A personagem de Merryl Streep vive cantando que é independente que não precisa de homens, mas no final das contas tem o desejo de se casar. Não condeno essa atitude, mas deveriam amenizar um pouco esse estereotipo de que toda mulher sonha em se casar para poder se sentir completa. Até as garotas de Sex and the City (2008) não escaparam disso. Uma das personagens mais engraçadas do musical, a amiga baixinha de Donna, deveria ter trilhado por esse caminho fora do esteriotipo, junto com o personagem Bill (Stellan Skarsgard).

Mamma Mia! é uma ótima diversão e um musical contagiante.

Nota: 7


Rafael Sanzio

4 comentários:

Thaisa Carvalho disse...

ah!! queria tanto ver esse filme, mas no dia que eu fui p o cinema com ele na cabeça fui mais atraida por destruição, carros explodindo, perseguição e coisas do tipo....
mas enfim!
um dia eu vejo! Merryl Streep faz toda a diferença...
e outra coisa concordo totalmente sobre o que vc escreveu sobre aquele filme estranho que é across the universe! gosto mto de musicais mas aquilo é mto.... sei la... psicodelico...

por um acaso rafa... vc ja viu controle absoluto? foi o filme de destruição-perseguição-carrosexplodido que eu vi no dia que planejava ver mamma mia!

Rafael Sanzio disse...

Começou essa sexta em João Pessoa. Mas prometi a mim mesmo assistir primeiro à Linha de Passe. Mas segunda defino qual vou assistir o.ô

Unknown disse...

oxeeeeennnnnn

n ta passando esse filme aqui no box nnnnn!!!

que filme é esse?!

vou esperar a critica então!

\o

Unknown disse...

Ñ gosto de musicais, e isto é tudo.
^_^