terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dublado ou Legendado? Eis a questão!

Depois do acontecido na sessão do filme A Caçada, com alguns jovens abominando o filme única e exclusivamente por não conseguirem ler a legenda (falta de prática), chegou a hora de abordar um tema que é polêmico, ao menos em minha cidade, onde uma grande parcela da população prefere assistir filmes dublados. Tanto que na época que ainda não existia DVD as locadoras passaram apenas a locar filmes dublados para atender a demanda, enquanto àqueles que preferiam filmes legendados ficavam a mercê de tal prática.
Quando me refiro a filme legendado estou falando de priorizar a lingua original do filme e assistir com legenda. O que na minha opinião é o certo.
É bem verdade que assistir filmes dublados tem a vantagem de que possamos aproveitar mais as imagens. Outro fator para escolher assistir um filme dublado é a idade já avançada, que deixa a vista cansada e que realmente perder tempo lendo a legenda dá até dor de cabeça.
Mas mesmo com essa "desculpa" da saúde não apaga o fato de que perde-se boa parte da interpretação do ator. Há dubladores excelentes, mas o som original ninguém pode substituir com perfeição. Você perde grande parte da atuação de Heath Ledger como o Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas, por exemplo. Eu não escutei a risada dublada, mas com certeza não deve ser a mesma coisa.
Contudo, qual a desculpa dos jovens que escolhem deliberadamente assistir o filme dublado? Não passam de preguiçosos mentais. O que esperar deles que não querem ter o esforço de ler legendas? Pode ser difícil no começo, mas nada como um período de prática para conseguir ler as legendas e ver o filme sem problemas. É um excercício mental muito válido. Decepciona ouvir comentários como aqueles, depreciando o filme só porque é legendado. Façam um esforço! E garanto que o aprendizado de vocês será maior, como gradativamente começarão a aprender inglês (exemplo) por tabela durante essas leituras, pois com o excercício você terá que associar certas palavras em inglês com a legenda para poder ler mais rápido.
Essa dissertação sobre o assunto refere-se a filmes live-action (com atores reais) porque minha opinião muda quando é relacionado a filmes de animação. Nesse caso eu dispenso os dubladores originais, para mim o tempo das piadas se perde quando o filme de animação é legendado. Contudo, há exceções, quando inventam de colocar a equipe de dubladores "seres" como a turma do Pânico na Tv. Dói o coração ouvir a Sabrina Sato matar uma personagem feminina com o seu "é verrrrrrrrrrrrrrrrrrdade!".
Enfim, gostaria de ler a opinião de vocês. Alguém se habilita a concordar ou discordar de mim? Quem não quiser falar ao menos participe da enquete!
Rafael Sanzio

7 comentários:

PedroLennon disse...

Dublado ou legendado...ta aí uma velha questão não resolvida até hoje...ouço mtos comentários e é impossivel não formular opiniões. Afinal, a legenda deixa no ar aquela coisa...estranha...quantas vezes você escuta a voz do dublador e não consegue associar ao ator? Ou vê as frases dubladas perderem totalmente o tempo do movimento labial? Há, claro, desculpas plausiveis para pessoas preferirem filmes dublados, como o exemplo citado da idade, mas também o analfabetismo; afinal, não é pela desigualdade do nosso pais, que os mais pobres tem que ser privados de cultura. Porém, jovens bem formados, bem alfabetizados, a unica desculpa que tem para verem filmes dublados, é o simples fato de não apreciarem um bom filme, a boa atuação dos atores ou os reais dialogos.

Rafael Sanzio disse...

Muito bem observado a questão do analfabetismo.

Unknown disse...

Lembra da opinião de Clodo com relação a isso? É exatamente a mesma para mim... e por conseguinte é bem semelhante a sua...
Filmes legendados e desenhos dublados... É resuidamente isto...

Thaisa Carvalho disse...

e eu concordo cm vcs todos!

absurdo ver filme live dublado, perde quase toda a emoção!
não que eu n veja dublado quando necessário! até pq meus pais n se recusam a ver filme legendado!
¬¬

enfim, mas eu me lembro tbm que dido dizia que a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo e que ele via filme dublado sem nenhum problema.

mas eu concordo com vcs
live legendado e animação dublado!

Zanoni o Poeta disse...

Bom, primeiro parabenizo o nivel do blog e do blogueiro,rsrs,excelente texto leve e com graça,muito bem.Quanto a polêmica é relativo,tem gente que adora sorvete com calda,já eu não suporto aquela meleca,dublado ou legendado?,Pelé ou Garrincha?
é aquela velha estória,gosto não se discute,masssss,se comenta e se lamenta.
bjos & poemas.

Jon disse...

Realmente, essa de ser dublado ou legendado é uma velha questão, na minha opinião realmente vai muito do filme e da qualidade da dublagem em si, cada vez mais a qualidade das dublagens deixa a desejar, não só em filmes como séries televisivas e animes, embora ainda tenha quem se salve, mas não tem como as dublagens dos filmes mais "antigos".
Mas sem duvidas que o povão gosta mais de filmes dublados que um filme legendado, nivel cultural, analfabetismo, preguiça(que já ouvi de gente falando que não gosta de ver filme legendado pra não ter que ler) são varios os fatores que levam a isso, mas como opinião pessoal legendados ruleiam, legendados passam muito mais emoção que dublados, mas ainda assim, concordo que animações tem que ser dublada, mas não pela sabrina sato, e sim por dubladores profissionais que sabem o que fazer, e não ficam usando bordões próprios como no caso do "não sei o que de Gaia"

Lobo disse...

Pra mim legenda não é opção, é meio que uma obrigação. O fato de ser surdo me impede de ver filmes sem legenda.
Dublado? Fico perdido, é a mesma coisa que ver filme com o "mudo" ligado.
Aproveitando a deixa, é por esse motivo que não vejo muitos filmes brasileiros... Não tem legenda. Só agora a poucos anos que começou a ter.
No meu caso:
Filme legendado e Desenho legendado.